dimanche 27 mars 2016

Kudsi Erguner - 2

Oriundo de uma família de músicos, Kudsi Erguner teve a oportunidade de conviver com grandes músicos de uma geração mais antiga, e impregnou-se nesse contacto, de um estilo autêntico, reflexo de séculos de cultura musical. Ele é, na música erudita Otomana o único músico turco da sua geração a ter recebido, pelo seu pai, um ensinamento directo como acontecia na tradição oral.

Por outro lado, tendo participado nas reuniões de diversas confrarias sufis, seguiu os seus ensinamentos não só espirituais mas também musicais.

Os numerosos concertos que tem realizado, tanto nos Estados Unidos como na Europa, fizeram descobrir a música erudita Otomana e a música Sufi ao público do Ocidente. Conselheiro artístico de vários grandes festivais, produtor de discos em diversos editores Europeus, contribuiu fortemente para que estas músicas reencontrem um lugar no seio do património cultural internacional, e em consequência, na própria Turquia…
Os seus numerosos CD editados na Europa, nos Estados Unidos, no Japão e na Turquia, constituem hoje um vasto catálogo que expõe não apenas a interpretação autêntica e a criatividade de Kudsi Erguner, mas também apresentam um vasto leque para descobrir as diferentes facetas da música Otomana.

Os concertos que Kudsi Erguner deu no quadro do Festival de Musica de Istambul fizeram despertar um interesse crescente no seio das jovens gerações turcas e contribuiu fortemente para um regresso apaixonado às artes tradicionais, particularmente as ligadas ao Sufismo…

Criou em Paris a associação "Roumi" onde ensina a tradição Sufi e a música erudita e sufi segundo a tradição original. Dirige ainda duas pequenas comunidades ligadas à tradição dos "Mevlevi" (Derviches "volteadores), uma em Paris e outra em Istambul.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire